Janduís, município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil), localizado na microrregião do Médio Oeste. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano 2008 sua população era estimada em 5.569 habitantes. Área territorial de 305 km².
A área territorial onde hoje se localiza o município de Janduís era em 1878 uma propriedade agrícola conhecida por São Bento Velho, pertencente ao senhor Vicente Gurgel do Amaral, Nas feiras da cidade era muito comum, a ocorrência de tumultos, confusões e troca de bofetes. Daí a alcunha de São Bento do Bofete, denominação pela qual o vilarejo ficou conhecido durante muito tempo. Antes de receber o nome Janduís, recebeu também o nome de Getúlio Vargas e só depois em 1962, a Cidade passou a ser chamada de Janduís, em homenagem aos índios pioneiros da região.
História
O território onde hoje se localiza o município de Janduís em aproximadamente 1878 era uma região agrícola conhecida por São Bento Velho, pertencente ao senhor Vicente Gurgel do Amaral, onde ele criou sua família composta por 11 filhos dentre eles Canuto Gurgel do Amaral e Daniel Gurgel do Amaral, com a morte do patriarca, o senhor Canuto Gurgel (1891-1951) assume a administração familiar.
Considerado o fundador do Município Canuto Gurgel, doou terras à Igreja, construiu residências, prédios comerciais e instalou a 1ª feira em 1926. Por estar localizado estrategicamente no cruzamento de vários caminhos a Feira de São Bento rapidamente ganhou popularidade na região, entretanto, era comum a ocorrência de tumultos e troca de bofetes. Daí a alcunha de São Bento do Bofete, denominação pela qual a vila ficou conhecida durante muito tempo. Antes de ser conhecida como Janduís, recebeu também o nome de Getúlio Vargas e somente através da Lei nº 2.746 do dia 07 de maio de 1962 a cidade desmembrou-se de Caraúbas e recebeu o nome de Janduís.
Geografia
286 km distante de Natal, Janduís possui uma área territorial de 351,1 km², equivalente a 0,66% da superfície estadual. A altitude da sede em relação ao nível do mar é de 141 metros. Situando-se na micro-região do Médio-Oeste, no sertão do Rio Grande do Norte. A sede do município localiza-se à margem do pequeno Rio Adquinho.
A população de Janduís é de 5.569 habitantes, apresentando um IDH de 0,654 e esperança de vida ao nascer de 69 anos. O município limita-se ao Norte e Leste com o Município de Campo Grande , ao Sul com o Município de Messias Targino e a Oeste com os Municípios de Caraúbas e Patu.
O clima é semi-árido, atingindo temperaturas superiores a 35°C. As chuvas, irregulares, oscilam entre janeiro a junho, com precipitação pluviométrica anual normal de 569,5mm, e umidade relativa do ar com média anual de 70%.
A superfície territorial se apresenta com relevo formado em parte pelas serras dos Picos, do Carmo, do Meio, Vermelha, do Ferreiro, Pintada e do Junco, com altitude variada entre 200 a 400 metros, com terrenos baixos situados entre a partes altas do Planalto da Borborema e da Chapada do Apodi. O Município está situado em área de abrangência das rochas metamórficas, geomorfologicamente predominam formas tabulares de relevo, de topo plano, com diferentes ordens de grandeza e de aprofundamento de drenagem separados geralmente por vales de fundo plano. Os minerais mais comuns são o calcário cristalino, mármore, Scheelita, rocha ornamental e outros.
Recursos Hídricos
Aqüífero Cristalino - engloba todas as rochas cristalinas, onde o armazenamento de águas subterrâneas somente se torna possível quando a geologia local apresenta fraturas associadas a uma cobertura de solos residuais significativa. Os poços perfurados apresentam uma vazão média baixa de 3,05 m³/h e uma profundidade de até 60 m³, com água comumente apresentando alto teor salino de 480 a 1.400 mg/l com restrições para consumo humano e uso agrícola.
Aqüífero Aluvião - apresenta-se disperso, sendo constituído pelos sedimentos depositados nos leitos e terraços dos rios e riachos de maior porte. Estes depósitos caracterizam-se pela alta permeabilidade, boas condições de realimentação e uma profundidade média em torno de 7 metros. A qualidade da água geralmente é boa e pouco explorada.
Aspectos Geológicos e Geomorfológicos
O município está situado em área de abrangência das rochas metamórficas que compõem o Embasamento Cristalino, de Idade Pré-Cambriana Superior, variando entre 570 - 1.100 milhões de anos. Composto essencialmente de gnaisses cinza, com inúmeras lentes de calcário cristalino (mármore), epidoto (tactitos) e anfibolitos, ocorrendo ainda migmatitos, xistos e quartzitos, cortados localmente por veios de quartzo e pegmatitos. Geomorfologicamente predominam formas tabulares de relevos, de topo plano, com diferentes ordens de grandeza e de aprofundamento de drenagem, separados geralmente por vales de fundo plano.
Ocorrências Minerais
Calcário, mineral encontrado no município.
Calcário - inúmeras são as aplicações das rochas carbonáticas, representando uma das mais importantes matérias primas que a natureza proporciona, face à diversidade de aplicações na indústria, sendo empregadas como matéria-prima essencial para manufatura de cimento portland, na fabricação de cal, como corretivo de solos, como pedra britada, como fundente em metalurgia, na indústria química e farmacêutica, na complementação de ração animal, como pedras ornamentais, dentre outras.
Tungstênio - é o metal de ponto de fusão mais alto, de mais alta resistência a forças de deformação acima dos 1.650°C e menor coeficiente de dilatação. Seu mais importante composto é o carbureto de tungstênio (WC), usado na fabricação de ferramentas de corte e como abrasivo. O tungstênio é largamente empregado na produção de certos tipos de aço, mas também encontra aplicação na indústria aeroespacial. Os dois minerais de tungstênio economicamente importantes são a volframita e a scheelita. Empregado comercialmente pela primeira vez na fabricação de filamentos de lâmpadas elétricas, o tungstênio foi utilizado em diversas aplicações elétricas e eletrônicas.
Recursos Minerais Associados
Complexo Gnáissico-Migmatítico - rocha ornamental especialmente migmatitos utilizado em piso e revestimento; brita e rocha dimensionada utilizada para construção civil.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário