10 dezembro 2008

Eventos

Emancipação Política de Janduís

Inauguração de um Jardim escolar durante a festa de Emancipação em 2008.
A programação de Emancipação Política de Janduís, é comemorada dia 12 de junho e tem atividades de 01 de junho até o dia 29. Logo nos primeiros dias, a cidade tem atividades de teatro, dança, capoeira, poesia, música, gincanas, argolinha, feira de São Bento, concursos, Quadrilhas e muita agitação. Nos dias 12, 13 e 29 de junho, a cidade tem grandes bandas em praça pública pra divertir a juventude e toda a comunidade.
Dia 12 de junho acontece a tradicional Corrida de Argolinha onde Janduís, é uma das poucas cidades que ainda preserva essa modalidade que surgiu na Europa, que por pouco não é Janduiense. Desde a década de 70 que Narciso de Souza e o saudoso Geodete de Souza, realizavam a brincadeira pra animar a cidade com a presença de muitos cavaleiros de Janduís e das cidades vizinhas que chegam para abrilhantar a festa milenar.

Festa de São Bento

Foto da I festa de São Bento de Janduis.
A comunidade católica de Janduís celebra entre os dias 9 a 12 do mês de julho a Festa de São Bento. O evento é realizado na capela do conjunto Verde Teto no bairro homônimo ao santo padroeiro. A procissão de abertura leva as imagens de São Bento e Santa Teresinha até a capela. A programação inclui a Noite dos Idosos, dos Artistas da Terra e dos Janduienses Ausentes. Paralelo às celebrações religiosas acontecem atrações musicais locais, forró pé de serra e apresentações de grupos culturais de Janduís. A Festa de São Bento representa um resgate da história do Município e a confirmação da fé dos janduienses nos seus padroeiros locais. São Bento é considerado o primeiro padroeiro da localidade, bem antes da Emancipação Política de Janduís. Nada oficial, pois a padroeira de Janduís é Santa Teresinha, que tem sua festa comemorada no mês de outubro.

Festa da Padroeira Santa Teresinha

Procissão de Santa Teresinha em 2007.
A grande festa de Janduis é a Festa de Santa Teresinha, que dura vários dias e atinge seu ponto máximo no último domingo de outubro, quando a cidade é agitada, logo nas primeiras horas da manhã, pela banda de música municipal que percorre as suas ruas principais tocando músicas tradicionais. Às 10 horas é celebrada uma missa na Paróquia de Santa Teresinha no centro da cidade, à tarde, é realizada a procissão. Aos participantes da festa, é oferecida uma infra-estrutura com barracas de comidas e bebidas regionais, além de diversões como bingos e leilões. E, finalmente, uma grandiosa festa popular completa as festividades.
O evento religioso, que começa com a Noite das Famílias, têm grande participação popular, com a presença da comunidade local e de janduienses que moram em outras cidades do Rio Grande do Norte, estados da federação e até representantes de outros países.
Paralelo a programação religiosa, após as celebrações na Igreja de Santa Teresinha, a população participa de várias programações temáticas. Na Noite dos Idosos, é escolhida A Mais Bela Voz entre os idosos de Janduís, enquanto a Noite da Educação e das Crianças têm grande participação de pais, professores e alunos com apresentações culturais e musicais, trazendo o que há de melhor na cultura janduiense para o palco principal da festa da padroeira.

Turismo

Praça e Igreja de Santa Teresinha.
O banho de açude do Livramento é um dos pontos turísticos mais visitados durante o período de inverno no município de Janduís. O açude fica as margens da BR - 226, a cerca de 5 km da sede do Município. Sítio Livramento - BR - 226
O Módulo Esportivo como lugar destinado às praticas esportivas, recreação e lazer. O time de futebol mais tradicional da cidade é o Janduís FC.
No tocante as festas dançantes e eventos sócio-culturais, o município conta com os clubes: Casa da Música e Ponto Frio.
Dentre as festividades, destacam-se a celebração da páscoa, a festa da padroeira de Santa Terezinha e as festividades de fim de ano.
A Praça Santa Terezinha fica no centro da cidade e é um local de encontro do munícipio durante a noite e também é utilizada para caminhadas durante o final da tarde.

Turismo Ecologico

Vista panorâmica da zona rural de Janduís
O fim de tarde em Janduís depois de um dia de muito calor faz da paisagem do semi-árido um dia perfeito ao entardecer. O Pôr-do-Sol em Janduís fica na memória de quem tem o prazer de vê-lo anoitecer.
Recentemente, um grupo de estudantes encontrou inscrições rupestres na localidade conhecida como “Pedra da Biluqueza”, um forte atrativo para a exploração de um turismo de conhecimento ecológico. Do imaginário popular nascem as lendas da “Oiticica do Bode”, no caminho da cacimba que abastecia a cidade; e do “Serrote da Negra”, que conta a história de uma antiga escrava que morava numa Casa de Pedras e se transformou em serpente.

0 comentários: